sábado, 27 de dezembro de 2014

Teste capa com bateria Yogo para iPhone 5c

Finalmente consegui uma capa com bateria embutida, ou capa carregadora como alguns chamam, para meu iPhone 5c. Acho um acessório muito útil para aqueles dias em que não planejou uma saída ou ficou na rua por mais tempo e o iPhone não acompanhou sua energia.

Cogitei comprar nos shoppings populares, mas em pesquisas pelo Google ouvi relatos de pouca confiabilidade e durabilidade dos modelos genéricos, preferindo esse modelo vendido em loja Premium Resseller da Apple.


A capa vem com duas partes, sendo a base onde fica a bateria, o conector lightning e buraquinhos para a passagem de audio do microfone e caixa de som. Você desliza o celular encaixando-o ali e o cobre com a segunda parte, uma moldura que o prende na base por meio de varias travinhas que vão se encaixando, começando da parte de cima. Para retirar o iPhone basta fazer o inverso, removendo a moldura começando pela parte de baixo.

O pacote inclui um cabo microUSB/USB, um extensor para conectar um fone de ouvidos que não entre no buraquinho da capa e um manual básico que poderia ter economizado metade do papel que usou.

O funcionamento não podia ser mais simples: aperte o botão na parte de trás da capa por alguns segundos para liga-la e ela já mostra quanta carga possui, por meio de quatro luzes e já começa a carregar o celular. Se quiser saber quanta carga ainda tem a qualquer momento basta apertar o mesmo botão rapidamente. Para desliga-la pressione o botão por alguns segundos novamente. De qualquer forma você saberá se o iPhone esta sendo carregado pelo ícone de um raio que aparece ao lado do ícone da bateria na tela do aparelho, assim como acontece com qualquer carregador.

Nos primeiros testes:
- a bateria da capa tinha 3 luzes de indicação de carga, o iPhone tinha 3% de bateria. O iPhone foi carregado pela capa em uma hora e meia, atingindo 75% de carga, com um pouco de uso durante o carregamento. O celular estava conectado a rede 3G, com wi-fi e bluetooth ligados.
- notei um pequeno aquecimento da capa durante o carregamento do iPhone, quando colocado no bolso. Nada incomodo, mas melhor ficar de olho e evitar manter em local apertado durante a carga.
- a bateria da capa foi então carregada com seu cabo original, em um Macbook Pro, atingindo carga máxima em pouco menos de 3 horas.

No segundo teste a bateria descarregou totalmente e o iPhone desligou. Conectei o carregador da Yogo, apareceu o simbolo da bateria e em seguida já apareceu o simbolo da Apple por uns segundos e o celular ligou.

A bateria do iPhone foi totalmente carregada em menos de duas horas e a bateria da capa ainda ficou com uma luzinha de carga. Mas dessa vez o celular praticamente não foi usado.

Depois eu reparei que a Yogo desliga o carregamento quando o celular fica totalmente carregado, preservando sua energia extra para ser usada quando o usuário escolher.

Pontos positivos:
- 2400mAh suficientes para mais de 100% de carga da bateria do 5c;
- construção solida da parte que fica a bateria e quando esta montada;
- acabamento "aveludado" diferente do brilhante do iPhone, muito agradável;
- botão de fácil acionamento e luzes de fácil entendimento e visualização;
- boa ergonomia para segurar o aparelho e usar a tela, mesmo com a moldura ficando mais alta que a parte frontal, ela fica inclinada, não atrapalhando os dedos mesmo nos cantos;
- bons botões de volume;
- cumpre o que promete.

Pontos negativos:
- o aquecimento, apesar de compreensível não deixa de ser desagradável.
- o processo de colocar e tirar o celular não agrada muito, necessitando de cuidado para encaixar todos os pontos e sendo um pouco duro para desencaixar a moldura;
- os buracos para os botões power e silencioso poderiam ser maiores, ou mais abertos no alto, dificultando um pouco alcança-los;
- poderia ter vindo com entrada para ser carregada pelo mesmo carregador do iPhone. Apesar do que desse forma você tem uma oportunidade de carrega-lo em lugares que as outras pessoas só tenham Androids, e assim cabos microUSB.
- necessário o uso do adaptador para usar praticamente qualquer fone de ouvido com fio.

Claro que o celular fica meio grande com essa capa, mas a praticidade de poder carregar sua bateria em movimento sem nada dependurado faz o produto valer o que pesa.

A capa Yogo esta disponível nas cores do iPhone 5c (branca, vermelha, amarela, azul e verde) e foi comprada na loja iPlace por 269 reais a vista, com preço original de 299 reais.















12 comentários:

  1. Quando a capa é colocada para carregar, tem como deixar o iphone carregando ao mesmo tempo? Obrigado.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Tem sim Paulo. Se o iPhone estiver na capa, a energia vai pra ele primeiro e depois pra ela.

      Excluir
  2. Pode deixar a capa sempre conectada sem tirar do iPhone ?

    ResponderExcluir
  3. A capinha pode ser usada sempre no iPhone sem tirará msm quando o iPhone estiver carregado?

    ResponderExcluir
  4. Dá pra sincronizar o celular usando a capa?

    ResponderExcluir
  5. serve no iphone se ou 5s?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Fica com uma folguinha, já que eles são mais finos, mas serve sim. Aí é só colocar um pedacinho de papel ou adesivo pra não ficar chacoalhando e fica joia.

      Excluir
  6. passa o site que voçe comprou

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. nao comprei em site, foi numa loja em Belo Horizonte.

      Excluir

Comentários são altamente moderados visando uma conversa interessante, então não perca seu tempo.