segunda-feira, 7 de setembro de 2015

Não venda nada no Mercado Livre. Não compre também se possível, não é confiável

Outro dia vendi um volante para videogames no Mercado Livre e me ferrei. O comprador com certeza agiu de má fé, mas o problema mesmo foi o site atuando muito mal como juiz.

O volante era usado e o vendi como uma pessoa física, já que não trabalho com venda de nenhum tipo de mercadoria, não tenho loja online, nada disso.

Logo que recebeu, o comprador abriu um pedido de devolução pelo serviço de Compra Garantida do Mercado Livre. Aí o cu se deu.

Quando alguém compra um produto no site usando como meio de pagamento o Mercado Pago, que é um sistema do Mercado Livre, eles garantem que o vendedor só receberá o pagamento se o comprador ficar satisfeito com a compra.

Muito legal, mas o site julga se a compra foi satisfatória ou não baseado em nada. Veja o print screen da reclamação e a conversa subsequente.

O cara abre a reclamação falando que o volante não funcionou, que ele tinha um defeito e portanto pedia a devolução. Eu respondi educadamente perguntando alguns detalhes importantes que não foram citados na reclamação, pois o aparelho não é suportado por todos os jogos e possui diversos ajustes que poderiam estar incorretos, dando a impressão de mal funcionamento do volante.

O comprador não respondeu mais e o Mercado Livre só reafirmava a posição de que eu teria enviado um produto com defeito e já que não possuia outro item para enviar em troca, teria o pagamento suspendido e receberia o volante que enviei de volta.

Ou seja:
- primeiro fui tratado como uma loja, que tem que dar garantia;
- segundo a compra de produtos usados já indica que o comprador está assumindo um risco por não testar o produto antes (o próprio Mercado Livre tinha um texto falando isso, que curiosamente não existe mais)
- terceiro: cadê a prova que o volante não funcionou? Nem um videozinho? O cara nem respondeu mais pra explicar o que ele fez na meia hora que o volante ficou em seu poder. Vai que ele achou que servia num Super Nintendo, a culpa é minha?

É importante ressaltar que eu perdi tempo vendendo e enviando o produto, perdi dinheiro gasto no frete e perdi possíveis oportunidades de vender o produto enquanto ele ia e voltava.

Como falei antes, acho que o comprador agiu de má fé de qualquer jeito, seja porque não sabia o que estava comprando, percebeu só quando recebeu e falou que estava com defeito, seja porque me deu algum golpe, trocando componentes internos ou coisa parecida.

O problema sério é um site que age como juiz de uma forma totalmente parcial e injusta, pois acatou a alegação de um dos lados e não deu ouvidos ao outro, não pediu provas nem ouviu os argumentos.

Falando nisso também não aconselho comprar no Mercado Livre. Acho o site um ótimo catálogo de preços e prefiro achar o produto e localizar o vendedor na internet. Seja pelo nome de usuário, marca ou dicas escondidas, ao comprar diretamente com alguém da sua cidade ou pelo site do próprio comerciante, todo mundo sai ganhando ao não pagarmos taxas pra essa bosta de Mercado Livre que não sabe fazer um simples leilão.


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Comentários são altamente moderados visando uma conversa interessante, então não perca seu tempo.