segunda-feira, 23 de novembro de 2015

Fugindo para a Irlanda

Esse pais ja era. Tivemos um momento de sorte quando Collor fez muita merda, Itamar botou FHC pra trabalhar e ele fez um milagre. Logo depois voltamos a progrmacao normal, ao coitadismo e nosso povo com ideologia de Gerson voltou comandando a desordem e regresso.

Junto com isso eu não achei meu caminho. A culpa é minha, mas essa bagunça não ta ajudando e eu não aguento mais ficar desconfiando de tudo e aturar essa extrema falta de educação.

Etna vou pra irlanda, onde ainda dao oportunidade mesmo pra esse povinho aqui. Vou estudar ingles e procurar emprego.

A Irlanda tem um programa para estudantes que permite trabalhar. Se voce contratar um curso de seis meses, pode trabalhar meio horário nesse período (20 horas semanais) e pode ficar mais um tempo depois, trabalhando por horário integral. A regra atual permite ficar mais 6 meses, mas iam mudar para mais 2 meses e adiaram. Pode acontecer a qualquer momento e espero ainda pegar os 6 meses a mais.

Fora isso a ideia é arrumar um emprego de verdade, que pague pelo menos 30 mil por ano pra conseguir um visto de trabalho e ir renovando a cada ano pra chegar a cidadania. Ainda não entendi tudo, mas tem o work permit e o green card.

Os dois sao permissões para ficar no pais trabalhando, mas um deles exige que voce trabalhe em uma area com demanda de profissionais qualificados. Outra diferença é que um deles permite a naturalização em 2 anos e outro em 5, acho. Acho que o green card é o que exige menos tempo e também a ocupação especializada, campos com falta de mao de obra qualificada, como TI. Depois posto mais informacoes quando tiver.

Nesse primeiro momento voce precisa contratar um curso de ingles de 6 meses, ter 3 mil euros pra mostrar que pode se sustentar por esse tempo, pagar um seguro governamental de 150 euros, contratar um seguro privado e ter a passagem de ida e volta pra entrar no pais com o visto de estudante. Se entrar como turista não pode mudar o visto depois. Estando la paga uma taxa de 300 euros pelo visto de estudante que pode trabalhar e ganha uma carteira que comprova isso. Ai basta so frequentar as aulas pra poder ter direito ao tempo extra - as escolas informam as autoridades se voce vagabundar.

Simples ne?

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Comentários são altamente moderados visando uma conversa interessante, então não perca seu tempo.