quarta-feira, 31 de agosto de 2016

Como tirar o PPS em um dia: indo em Galway

Quando você arrumar o seu primeiro emprego na Irlanda, é preciso fazer o equivalente da carteira de trabalho do país, chamado PPS (Personal Public Services number).

Pra fazer isso você precisa ter uma oferta de emprego e o maior problema é que em Dublin, onde a maioria dos estudantes estão, o agendamento pode demorar semanas.

A solução é marcar em Galway.

Funciona assim: só é permitido trabalhar se tiver o PPS e só se consegue o PPS com uma oferta de trabalho. Não é possível chegar na Irlanda e ir tirar o PPS. Você se candidata a um emprego e se a empresa decidir te contratar, ela tem que te dar uma carta falando que está te oferecendo esta vaga, aí com ela você vai tirar o PPS.

É um processo relativamente simples, onde você precisa de:
- Passaporte
- cartão GNIB
- comprovante de residência: extrato do banco com seu endereço e data de até 10 semanas antes
- carta do empregador: tem que ter os dados da empresa, número de registro desta, e uma declaração de que ela está de oferecendo a vaga tal.

Daí você via no site mywelfare.ie e faz um agendamento para ir em um posto de atendimento fazer o PPS. O problema é que se você ou o empregador estiver com pressa, pode só ter vaga pra ir lá em duas semanas ou mais. No site você escolhe a cidade e o posto nela, se houver mais de um. Eu olhei em Dublin e o mais próximo era em duas semanas no posto com vaga mais próxima.

Olhando nas cidades próximas a Dublin o tempo de espera cai um pouco, mas não muito. Olhando em Galway, todos os dias eu vi disponibilidade pra qualquer horário no dia seguinte. Tem que gastar uma graninha a mais com transporte, mas temos duas opções pra ir e voltar no mesmo dia sem problemas.

A primeira vez que fui lá foi de trem. Bem legal, confortável com poltronas e mesas, vazio fora dos horários de pico e com uma vista maravilhosa. Pode comprar os bilhetes online e imprimir na estação, em maquinas touchscreen.

Frente do prédio onde você vai. A entrada é bem na esquina
e você vê a estação de ônibus à direita dela
Na segunda fui de ônibus. Confortável também mas menos espaço para as pernas. Melhor pra dormir se você conseguir sentar no fundão onde os assentos das duas fileiras sao ligados por um assento no meio, fazendo uma cama até bem boa.

Os dois levam mais ou menos o mesmo tempo, duas horas e meia. O trem chega a quase 200 quilômetros por hora e você nem sente, mas ele para em vários lugares. O busão vai direto e com as ótimas rodovias é confortável e rápido. O ônibus é mais barato: 20-25 euros ida e volta. Eu fui de GoBus mas tem outras empresas, aí rola uma pesquisada. O trem custa 39.

O X marca o destino: o ônibus te deixa do
lado e o trem a um quarteirão
Em Galway é fácil, tanto o trem quanto o ônibus te deixam a no máximo um quarteirão do local de atendimento. Olha o mapinha pra ver onde é o que e a foto da frente do prédio, porque o endereço é meio confuso.

Aí é só ir no segundo andar, sair do elevador ou escada pra esquerda e entrar numa sala com uns guichês. Pega senha e provavelmente não vai demorar muito, das vezes que fui tava bem vazio. Arriscar ir sem agendar é uma coisa que passa pela cabeça, ainda mais considerando que tem senha, mas é muito fácil agendar no site. E eles falam quando você agenda que é imprescindível imprimir a página, mas ninguém pediu das duas vezes que fui.

Outra dica: confirme com seu empregador se ele estará disponível no horário que for lá, pois eles ligam pra confirmar que a empresa realmente está te ofertando essa vaga.

Se tiver com tempo dá pra passear na cidade um pouco, vale a pena. Aquela praça que aparece no mapa é bem legal e tem vários serviços em torno dela, como um shopping com Burguer King, um banco AIB e muitos outros.

Qualquer dúvida, manda aí nos comentários.

PS: o PPS number deve chegar em 4 dias, numa carta e o cartão um dia ou dois depois, mas os meus vieram juntos em quatro dias.

2 comentários:

  1. Olá tudo bem?
    Seu post me ajudou a tirar a dúvida que tinha. Moro em Limerick e recebi uma proposta de emprego mas não tenho PPS tbm.. Em Limerick só tem pra daqui 13 dias também. Agendei e estou no trem pra ir lá fazer.
    Tomara que de certo!
    Abraços

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Vai dar certo sim, é super tranquilo! Boa sorte!

      Excluir

Comentários são altamente moderados visando uma conversa interessante, então não perca seu tempo.